quarta-feira, 17 de março de 2010

Recordando - Casamento na Cerdeira

 

 

 

 


Casamento da Srª Guilhermina com o Sr. Fernando Almeida
Posted by Picasa

quinta-feira, 11 de março de 2010

Almoço Comemorativo do 58º Aniversario da Comissão de Melhoramentos da Cerdeira de Góis

No passado dia 28 de Fevereiro, a Comissão de Melhoramentos da Cerdeira de Góis, comemorou o seu 58º aniversário, com almoço realizado no Restaurante do Campo do Pina Manique, com a presença de 100 pessoas.

A anteceder o almoço realizou-se um jogo de futebol 5 cujo resultado não interessou, mas sim o convívio de todos os participantes.

Na mesa que presidiu o almoço sentaram-se o Presidente da Assembleia – Américo Simões, o representante da Casa do Concelho de Góis – Henrique Miguel Mendes, o Presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão – Avelino Martins e esposa, o Presidente da Sociedade de Melhoramentos da Roda Cimeira – Jaime Carmo, o Presidente da Direcção – Carlos Albino e esposa.

Foi notória a satisfação e o convívio de todos os presentes sendo evidente o número elevado de jovens que quiseram demonstrar que a Cerdeira pode contar com eles, contrariando deste modo a alegada crise de juventude no regionalismo.

Na altura do discurso usou da palavra o Presidente da Direcção Carlos Albino que agradeceu a presença de todos, manifestando o seu enorme prazer pela resposta que os Cerdeirenses deram a mais esta iniciativa, lamentou a ausência da Presidente da Câmara Municipal de Góis, fez referência à presença do sócio mais antigo da comissão Laurindo Simões, para quem proferiu palavras de grande estima e amizade e terminou saudando a Drª Sara Neves, também presente, pela sua recente formatura em Direito. De seguida, o representante da Casa do Concelho de Góis transmitiu a todos as saudações fraternas da casa concelhia, felicitou a comissão pelo seu 58º aniversario e pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol das melhorias do concelho.

O Presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão, também ele sócio da nossa colectividade, manifestou a sua alegria, por mais uma vez estar na presença dos amigos da Cerdeira, disse do prazer em mais uma vez representar a sua comissão num aniversário de uma comissão com quem tem sabido manter laços de entendimento e amizade, mantendo a tradição de grande cooperação entre as duas comissões, desde o tempo do Presidente Casimiro Martins e Manuel Braz Simões, dois grandes regionalistas que recordou com saudade.

O Presidente da Sociedade de Melhoramentos da Roda Cimeira, Jaime Carmo saudou todos os presentes, dizendo que a sua alegria, em mais uma vez fazer parte dos festejos de uma comissão, onde encontra grandes amigos que são como família.

O Presidente dos Amieiros, José Carlos começou por ler dois ofícios recebidos da Comissão de Melhoramentos da Cerdeira na comemoração do 2º e 4º ano da sua existência dizendo que desde sempre houve uma excelente relação entre os Amieiros e Cerdeira, que ali quis reforçar manifestando todo o apreço que nutre por muitos dos Cerdeirenses.

O Presidente da Assembleia Geral, Américo Simões, começou por agradecer a presença e as manifestações produzidas pelos congéneres presentes.

Manifestou a sua alegria pela comemoração de mais um aniversário e pelo exemplo que os Cerdeirenses continuam a dar no movimento regionalista.

Assinalou a presença da juventude e manifestou a confiança no trabalho que possam desenvolver.

Anunciou que no dia 26 de Junho (sábado) será realizada uma missa, seguida duma romagem à campa do Presidente Manuel Braz Simões, que faz nesse dia 10 anos do seu falecimento.

Vincou bem como continua a ser importante a memória do presidente Manuel Braz Simões, lendo um artigo escrito pelo próprio no boletim do Esporão há mais de 50 anos, onde era visível o amor, a devoção e a preocupação de dotar a Cerdeira do melhoramentos indispensáveis para quem lá vive permanentemente, sendo de registar que o 1º melhoramento efectuado foi o abastecimento de água.

Manifestou a tristeza pela ausência da Presidente de Câmara, reiterando a confiança que o povo da Cerdeira mantém pelo trabalho a desenvolver na certeza de que Góis está bem servido de Presidente de Câmara.

Afirmou que em respeito ao esforço e trabalho dos seus antepassados a Câmara deverá num breve espaço de tempo, repor a água potável em todos os chafarizes existentes na Cerdeira assim como cuidar da qualidade da água que neste momento se encontra imprópria para consumo.

Apelou à união e ao respeito que deve existir entre todos os Cerdeirenses, para que a vida naquela aldeia, seja feita de acordo com a pureza e a beleza que existe na natureza com que fomos contemplados.

Dizendo que hoje, já se pode viver com qualidade nas aldeias.

Referiu ainda que a Comissão de Melhoramentos tem um papel importante a desenvolver e que devem utilizar a força da sua união.

As comissões devem juntar as suas vozes às vozes da Câmara na pressão junto das entidades oficiais, para que não seja possível proceder ao fecho do Centro de Saúde de Góis.

A estrada da vida não pode ter recuos significativos e ninguém entenderá como um melhoramento que protege há tantos anos as populações, principalmente os mais idosos possa ser posta em causa em pleno século XXI.

Terminou felicitando o Presidente da Direcção Carlos Albino por ter conseguido congregar e motivar a juventude na sua Direcção, e pela dinâmica que tem imprimido ao seu trabalho.

O almoço foi sempre abrilhantado por música ao vivo, e no final também o Carlos Albino com a sua concertina e o Tiago com a sua guitarra puseram toda a gente a cantar e a dançar as modas da terra.

A terminar foram apagadas as velas, dum magnifico bolo de aniversário e cantado o hino da Cerdeira com grande entusiasmo.

O convívio continuou numa demonstração de exaltação regionalista, e de grande amor pela aldeia que todos trazem no coração – CERDEIRA DE GÓIS.


P.S.: Segunda-feira, logo pela manhã a Presidente da Câmara Municipal de Góis, Drª Maria de Lurdes Castanheira, justificou a sua ausência, o que agradecemos.

#6 - 58º ANIVERSÁRIO DA CMCG



Posted by Picasa

#5 - 58 Aniversário da CMCG




Posted by Picasa